Dicas · Locomoção e Transporte · Roteiro

Afinal, ônibus turísticos valem a pena?

Você escolhe um destino, compra as passagens, reserva o hotel…e aí? Como decidir a melhor maneira de visitar os pontos turísticos? Bom, caso queira saber mais sobre o modo como eu construo roteiro, dê uma olhadinha neste outro post aqui. A questão aqui, portanto, será apenas: faço tudo a pé ou pego o ônibus turístico? O que vale mais a pena?

334
Ônibus turístico em Paris, 2010.

Bom, como sempre, a resposta depende de alguns fatores que você deve colocar no papel na hora de escolher a melhor opção. Primeiramente, faça uma relação ‘quantidade de atrações que quero visitar’ x ‘quantidade de dias que vou ficar’. Dessa forma, você consegue determinar se há necessidade de urgência, pois os ônibus turísticos funcionam mais ou menos nesse esquema: pressa.

Cada cidade possui várias empresas que realizam o trajeto e é sempre possível checar o roteiro do ônibus online, assim você tem certeza de que passará por onde quer. No entanto, a visita é sempre meio rápida. A volta completa costuma durar cerca de 2 horas apenas. Há sempre um guia que explica a história local e o trajeto de um ponto a outro, aí o ônibus para e você pode descer e subir quando quiser, seja no próximo ou no mesmo, que fica parado por cerca de 5 minutos; daí o nome hop-on-hop-off.

DSC03698
Hop-on-hop-off em Londres, 2010.

Eu já utilizei hop-on-hop-off dezenas de vezes e adoro, porém eu geralmente reservo essa opção para uma visita com menos dias. Por exemplo, minha primeira vez em Dublin durou apenas um dia (foi um bate e volta) e, portanto, eu tinha pouquíssimo tempo para conhecer o básico da cidade. Optei pelo ônibus e consegui ter um panorama geral da capital irlandesa, mas apenas na segunda visita consegui conhecer a cidade por completo.

DSC03821
No ônibus turístico de Dublin, em 2011.

Resumindo, os ônibus são sempre muito divertidos, especialmente ao sentar na parte de cima, que é aberta, mas utilize-os apenas se o tempo for curto e a quantidade de atrações, grande.

Quanto ao preço, vale a pena sim. Você tem uma vista da cidade ‘de cima’, pode descer para visitar a atração que mais lhe agrada com calma e ainda conta com um guia (geralmente tem português, mas inglês é certeza absoluta), tudo isso por um preço fechado, muito menor do que o de um táxi ou o de todas as atrações juntas.

DSC03695
Hop-on-hop-off em Londres, 2011.

Mas fique esperto! Estes ônibus geralmente vendem pacotes para um dia ou dois, então se planeje para visitar tudo que ele inclui dentro do prazo de 24h ou 48h. Caso contrário, terá que pagar novamente. Não é possível comprar um pacote para os dias 1 e 3, de viagem, por exemplo.

Veredito final: sim, os ônibus turísticos valem a pena em todos os aspectos, mas dê preferência para uma caminhada se tiver tempo suficiente, pois será possível ‘sentir’ mais a cidade.

Recomendação: caso decida pelos hop-on-hop-off mesmo, a melhor companhia, que oferece esse serviço em mais de 100 cidades, é a City Sighseeing. Você pode conferir as cidades que eles oferecem aqui: https://city-sightseeing.com/en/home. Eu mesma já peguei essa tour deles várias vezes, em muitas cidades, e adorei!

Anúncios

Um comentário em “Afinal, ônibus turísticos valem a pena?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s